quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Lista do PSD à Câmara da Guarda desilude


Na lista do PSD, o protagonismo vai, obviamente, para o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal: João Correia. Médico de excelência, invulgarmente inteligente e pessoa extraordinária, João Correia tem sempre uma enorme disponibilidade para a intervenção cívica, para colaborar em projectos do interesse do colectivo, para dar o melhor de si em prol da comunidade. Como aqui escrevi em relação a António Ferreira, pessoalmente, preferia não ver as pessoas de que gosto envolvidas nas diatribes da política… Mas admito que estas pessoas podem contribuir para melhorar a qualidade da Democracia, do debate e da vida pública.
(Declaração de interesses: João Correia é colunista deste jornal há muitos anos e tenho o privilégio de ter com ele uma relação familiar e de grande consideração pessoal. Na minha modesta opinião, João Correia poderia ser o melhor presidente de Câmara da Guarda que conheço. Ele ou José Luís Almeida. Muito acima daquilo a que estamos habituados. Mas para isso teríamos de perder um grande médico, num caso, ou um grande empresário, no outro. Ainda bem que nenhum deles tem esse projecto…)

A lista à Assembleia Municipal é o elo mais forte da candidatura do PSD. A secundar João Correia, o PSD apresenta Constantino Rei, professor do ensino superior, vice-presidente do IPG, e é também colunista no O INTERIOR, além de outras pessoas que poderão ser uma mais-valia, não apenas para a candidatura, mas também para a elevação da qualidade do debate na Assembleia (onde a bancada do PSD, excluindo Manuel Rodrigues, se vinha revelando pouco capaz e nada incisiva no debate).
Para o executivo autárquico, mesmo compreendendo-se a ambição de renovar e apostar em pessoas de uma nova geração, com mais “mundo”, com currículo indiscutível, com ideias e grande mérito nas respectivas áreas, há uma desilusão. Na verdade, esperava-se mais. Para secundar Crespo de Carvalho esperava-se alguém de valor indiscutível e que significasse uma clara mais-valia. Fica a sensação que não foi possível melhor, não pelas características de Rui Quinaz, mas porque para ganhar a Câmara era necessário mais…

3 comentários:

  1. Concordo que o Dr. João correia é um competente como médico, mas também pode dar num bom autarca tem tído intervenções que demonstram isso, mesmo como colunista.
    Boa sorte, sei como conforto que vai continuar a ser médico mesmo ganhando a camara.

    ResponderEliminar
  2. Parece estranho que ninguém siva para as listas candidatas.Será que só nas direções de jornais se encontra gente competente capaz de governar a Guarda?

    ResponderEliminar
  3. Não me parecem muito justas as observações negativas com que a lista liderada pelo Eng Crespo de Carvalho é mimoseada. Desde logo por se tratarem de cidadãos que têm tido na sua maior parte intervenção cívica seja na sua área profissional, partidária, associativa e autárquica. Depois por se tratarem de cidadãos que tendo essa intervenção e não sendo tão publicitados como outros têm uma notoriedade diferente mas bem valorizados nos meios em que se movem e daí a razão do convite e particularmente a forma como perceberam e aceitaram contribuir para um projecto de corte radical com o modelo de governação e de desenvolvimento que tem também tolhido uma outra harmonia à nossa boa cidade e concelho da Guarda. Por fim a lista tem um primeiro candidato profundo conhecedor dos dossieres, bom negociador e capaz de gizar uma estratégia de resolução de problemas e principalmente de novas soluções para o concelho e afirmá-lo desde já como liderante no distrito. A equipa é uma verdadeira aposta em cidadãos intervenientes à sua escala e uma manifestação clara da vontade em trazer novos protagonistas tal como o psd fez quando convida um independente para liderar a sua lista.
    Parece-me pois um pouco excessivo os "mimos cedidos" à lista do psd liderada pelo eng. Crespo de Carvalho.
    É a Guarda que precisa de novos protagonistas em local tão decisivo ao nosso desenvolvimento como o é a vereação do município.

    ResponderEliminar